Serra Gaúcha: O roteiro perfeito de 4 dias para aproveitar a sua viagem

Serra Gaúcha: O roteiro perfeito de 4 dias para aproveitar a sua viagem

Todos os dias nós vemos pessoas com dúvidas sobre como chegar até a Serra Gaúcha e aproveitar bem a sua viagem.

Então, para te ajudar a planejar uma viagem de 4 dias, nós vamos te levar para passear em Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, gastando pouco e aproveitando muito. Bora pra Serra?

Neste artigo você vai ler sobre:

1- Qual o melhor jeito de chegar à Serra Gaúcha

2- Se hospedando em Nova Petrópolis

3- Um roteiro de 4 dias inesquecível

Foi em 2016 a nossa primeira experiência pela Serra Gaúcha e podemos resumir dizendo que foi a melhor viagem de nossas vidas. 

Não sabíamos nem por onde começar, eram poucos os conteúdos que encontrávamos, e tudo parecia se resumir à cidade de Gramado. Claro que vir pra Serra e não ir até lá está fora de cogitação, mas a Serra Gaúcha é muito mais e é isso que vamos te mostrar agora.

como-chegar-na-serra-gaucha

Claro que não temos como saber se você virá de carro, ônibus ou avião, mas vamos partir do ponto que o seu primeiro destino seja o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. 

Consideramos isso, pois, com exceção às pessoas que são do Rio Grande do Sul e que podem chegar à Serra diretamente e de carro, a maioria que vem de outros estados viaja até Porto Alegre. E embora Caxias do Sul, cidade da Serra Gaúcha tenha aeroporto, os voos não são frequentes e o custo fica muito mais alto na maioria dos casos. Além disso, Porto Alegre fica a uma distância de apenas 90 km até Nova Petrópolis, o trajeto é agradável e já vale um passeio.

Com relação às outras cidades, Nova Petrópolis é a melhor localização para se hospedar, se você deseja conhecer a Serra Gaúcha e não apenas Gramado. E a explicação é simples: Se você ficar em Gramado, a distância será muito maior para Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi, por exemplo. Para um passeio de apenas 4 dias, isso pode ser inviável, pois você não terá tempo nem de aproveitar muito bem Gramado e nem as demais cidades.

hospedagem-em-nova-petropolis

É impossível não gostar de ficar hospedado na cidade que foi eleita a 6ª cidade mais acolhedora do Brasil, de acordo com as avaliações de viajantes do Booking.

Leia também: Nova Petrópolis – Simplesmente Germânica

Com diversas opções de atrações, pontos turísticos, locais para compras, além de hotéis e pousadas, Nova Petrópolis é uma cidade tranquila para caminhar durante o dia ou a noite, sair para tomar um café,  jantar ou tomar aquela cerveja na La Birra ou em uma das outras cervejarias da maravilhosa Rota Cervejeira que começa exatamente aqui, na cidade mais germânica da Serra. E olha que de cerveja, esse povo entende.

Nova Petrópolis também é considerada o Jardim da Serra Gaúcha por tamanha beleza em cada cantinho, de jardins e canteiros bem cuidados e floridos. E é aqui também a sede na Rota Romântica, que várias vezes já se consagrou na lista das dez estradas mais bonitas para se percorrer de carro no Brasil.

Então vou abrir um “parênteses” aqui – se quer conhecer a Serra Gaúcha e não apenas ficar em Gramado, ao chegar em Porto Alegre, alugue um carro, e aproveite o seu roteiro, as estradas e as belas paisagens por onde você vai passar. Isso ainda te dará liberdade para fazer pequenas paradas nos diversos mirantes, lojinhas, parques, praças e cantinhos dessa maravilhosa região.

roteiro-4-dias-inesqueciveis-pela-serra-gaucha

Então você chegará a Porto Alegre, alugará um carro e partirá rumo à Nova Petrópolis. Para se hospedar em uma das aconchegantes acomodações da cidade, faça a sua escolha aqui e vamos começar o nosso passeio.

Dia 1 - Nova Petrópolis

Nada melhor do que começar o passeio pela cidade onde se está hospedado e como sugestão, após tomar o seu delicioso café da manhã no hotel, nada melhor do que ir até à Praça das Flores e se divertir no Labirinto Verde. Depois disso, a dica é seguir os pontos turísticos e locais abaixo, já calculados para um dia proveitoso.

Vamos ao roteiro do dia 1:

  • Passeio de Jardineira para conhecer ainda melhor a cidade;
  • Parque Aldeia do Imigrante para conhecer a história da colonização e a cultura desse povo tão acolhedor;
  • Para o almoço, a dica é o Plátano Grill Restaurante que fica dentro da Galeria do Imigrante, em frente ao Parque. Um self service recheado de variedades de comidas e grelhados com aquele sabor caseiro e muito bem preparados, além de sobremesa à vontade;
  • Após o almoço, que tal andar pela Galeria do Imigrante, pelas ruas do centro e aproveitar para fazer suas compras de malhas, couros e outros acessórios? – Aqui em Nova Petrópolis é um polo de malharias, por isso é possível encontrar preços ótimos e produtos de excelente qualidade;
  • Depois de um dia recheado de passeios, voltar ao hotel para aquele banho e um bom repouso, e se preparar para a noite que está por vir;
  • No jantar, vale conferir as dicas do Viva e escolher entre:
  1. Torquês, um restaurante típico alemão (atenção aos dias e horários de funcionamento);
  2. Zaandam, um complexo gastronômico típico holandes, com opções de pratos executivos ou mais elaborados, além de porções, lanches, deliciosos drinks, cervejas e sobremesas, e ainda curtir uma experiência prazerosa;
  3. Sequência de Fondue no Deck

    Veja as opções de restaurantes e onde comer, clicando aqui.

Dia 2 - Bento Gonçalves

Um passeio pela Rota do Vinho, até porque isso combina demais com a Serra Gaúcha, seja no inverno ou no verão. É bom acordar cedo para aproveitar bem o dia.

Leia também – Serra Gaúcha: Frio ou calor? Veja qual a melhor época para conhecer

Serão 85 km de um ponto ao outro, mas no trajeto teremos uma parada bem legal pela história da imigração italiana, através dos Caminhos de Pedra. Uma rota rural com cerca de 12 km, com prédios históricos e originais da época da imigração, com atrações para todas as idades e locais perfeitos para belas fotografias.

Vamos ao roteiro do dia 2:

Ao chegar nos Caminhos de Pedra, será preciso decidirmos alguns pontos para visitação, pois o local  oferece mais de 20 locais e o nosso roteiro do dia precisará ser completado no Vale dos Vinhedos. A sugestão do Viva para essa parada são:

1 – Casa da Erva-Mate – Um moinho que foi construído em 1884 e onde hoje é feita a demonstração da produção da erva-mate, utilizada no chimarrão, uma bebida tradicional dos gaúchos. Em frente ao local vale a pena visitar a casa da família Ferrari, onde está o varejo e onde você pode aproveitar para degustar o chimarrão e até adquirir algum artigo relacionado à cultura do mate.

2 – Casa da Tecelagem e Porão de Pedra – Locais perfeitos para apreciar tecidos e peças produzidas manualmente como cachecóis, tapetes e outras coisas lindas. A construção antiga também é cenário para belas fotos, assim como no Porão de Pedra, onde você encontra pequenas lembrancinhas da região.

3 – Vitiaceri Casa das CucasUma parada para um belo pedaço de cuca. A iguaria típica alemã é muito consumida no sul do Brasil. E além disso, no Vitiaceri você ainda encontra o delicioso pão com linguiça, além de porções, sucos, café, massas e outras opções para uma refeição leve. Afinal nosso passeio está só começando.

  • Nossa próxima parada será no Vale dos Vinhedos. Por lá você encontrará muitas vinícolas e atrações como a Maria Fumaça, mas dessa vez os nossos destinos serão:

1- Vinícola Miolo – Linda e aconchegante, por lá você poderá caminhar entre os vinhedos e até conhecer o processo de elaboração dos vinhos e espumantes, aprender sobre degustação e conhecer a história da Miolo. Uma experiência única para guardar no coração e no paladar. A Miolo oferece excelentes rótulos, mas se pretende fazer o passeio completo, antes de ir não se esqueça de agendar a sua visita. Clique aqui

Caso não faça o agendamento, será possível caminhar pela Miolo no jardim e na loja, e também realizar compras.

2 – Vinícola Cave de Pedra – Um verdadeiro castelo. Local perfeito para fotos e para comprar seus vinhos favoritos, na loja.  Conta ainda com tour guiado e  degustação ou degustação às cegas, que você pode agendar a visita clicando aqui. Seus rótulos são sofisticados e é possível provar algum que tenha interesse de comprar, independentemente do passeio completo.

3 – Vinícola Michele Carraro – Simples, familiar e ao mesmo tempo rica em detalhes e sabores. Cada ida ao Vale dos Vinhedos vale dar uma paradinha por lá, para comprar, degustar ou apenas para fazer fotos na parte externa ou interna em seu tapete vermelho e dentro de um barril, claro!

Dicas do Viva:

Todas as vinícolas possuem opção de envio de vinhos por transportadora. Algumas pedem uma compra de valor mínimo que pode ser de R$500,00 e ir até R$1.200,00 com frete grátis, e outras cobram uma taxa única de frete para o envio. Lembrando que até 6 garrafas é possível levar como bagagem de mão em voos de praticamente todas as companhias aéreas, mas vale consultar com antecedência.

Na volta, é possível pegar a estrada diretamente para retornar à Nova Petrópolis ou indo por dentro de Caxias do Sul, vale o jantar na Rodapizza Giordani. Diferente de todo estilo de pizzaria que você já viu, o rodízio é completo, as pizzas de massa fininha são fantásticas, o preço é muito justo e o atendimento excelente. Mapa do local

Dia 3 - Canela e Gramado

Estes são os destinos, certamente, mais procurados na Serra Gaúcha e é impossível deixá-los de fora. Gramado é sem dúvida uma cidade cenográfica. Dá para se sentir pela Europa estando em qualquer uma das cidades da Serra, porém Gramado ganha neste quesito. 

Mas vamos começar o nosso passeio por Canela, uma cidade que fica coladinha em Gramado, e que saindo de Nova Petrópolis vamos percorrer apenas 42 km. Pela estrada aproveite bem a paisagem, que a cada estação apresenta belezas diferentes e tem inclusive umas lojinhas fofas pelo caminho.

Vamos ao roteiro do dia 3:

  • E na cidade que é pura paixão natural, a nossa visita começará pelo Parque do Caracol, uma reserva de proteção ambiental de 100 hectares, onde 25 deles são abertos para a visitação do público. Reserve ao menos 1h30 minutos para visitar todo o parque e fazer muitas fotos. Não deixe de pegar a trilha da cachoeira e apaixone-se por esse ecoturismo.
  • O segundo passeio que sugerimos em Canela é na fantástica Igreja de Pedra. Não tem nada igual. Para fotos e até para repor as energias, ela é algo para registrar, com certeza.

Leia também – Canela – 3 passeios para incluir no roteiro de viagem para a Serra Gaúcha

Continuando o nosso roteiro do dia, a próxima parada será para o almoço, afinal será preciso energia para curtir a linda Gramado.

  • Para o almoço a nossa sugestão é o Galeto Di Paolo Gramado. O Viva esteve por lá, assim como tudo o que estamos sugerindo aqui, mas este restaurante é de um sabor sem igual. Uma sequência de pratos típicos italianos da Serra Gaúcha que inclui massas, saladas, sopa e o famoso galeto al primo canto. Uma completa carta de vinhos, espumantes e cervejas especiais, além de um menu de sobremesas, chás e cafés que completam a experiência. O preço é justo e o ambiente perfeito.
  • E para viver o seu dia dos sonhos em Gramado, o passeio inclui: Rua Torta, Lago Negro, Praça das Etnias, Palácio dos Festivais e Rua Coberta. 5 passeios gratuítos, lindos e que te fará conhecer os principais pontos turisticos de Gramado. Clique e confira os detalhes dos passeios.

Um outro passeio que pode ser um opcional bem interessante é o Bus Tour de Gramado, que passa pela maioria dos pontos turísticos. O ingresso para 1 dia custa perto de R$80,00 por pessoa. Clique e confira os detalhes.

  • Agora, para fechar o dia muito bem, que tal uma visita a uma das deliciosas lojas de chocolates de Gramado? A Caracol Chocolates e a Florybal de Gramado são as sugestões do Viva para você se lambuzar.
  • De volta à Nova Petrópolis, a noite pode ficar por conta de uma cerveja pela Rota Cervejeira ou na La Birra. Confira aqui e escolha o seu local preferido, qualquer uma delas será perfeita para brindar o dia incrível.

Dia 4 - Uma atração na Neve

O fim da viagem está chegando, mas não podemos negar que fizemos muita coisa e aproveitamos muito. Agora você vai poder dizer que conhece a Serra Gaúcha, afinal, passeou pelas principais cidades, viu as belas paisagens da Rota Romântica, visitou a cultura e saboreou a culinária típica, degustou o Vale dos Vinhedos e também a Rota Cervejeira.

Mas para fechar com chave de ouro, vamos viver uma aventura gelada, afinal, se para quem não conhece e acha que por aqui só faz frio, o que teremos é neve!

Após o delicioso café da manhã, vamos percorrer 26 km de Nova Petrópolis, até perto da entrada de Gramado, para conhecer o único parque de neve do Brasil, que fica aqui, bem pertinho de Nova Petrópolis.

  • No Snowland, a atração será na montanha de neve, que tem 15 metros de altura, na patinação no gelo ou com show de patinação artística, além de muito mais diversão. Dá para se divertir e até almoçar dentro do parque. Ele abre às 10h e fecha às 17h.
    Sugerimos que compre o seu ingresso antecipado, clicando aqui.
  • No final do dia, depois desse passeio todo, a sugestão é recompor as energias em um belo Café Colonial. Com delícias coloniais que são de dar água na boca.
    O funcionamento deles geralmente é até às 20h e no caminho de volta do Snowland à Nova Petrópolis tem várias opções ou mesmo no centro da Cidade. Clique aqui e escolha o seu favorito.
roteiro-4-dias-serra-gaucha

Então é isso! Foi uma viagem e tanto pela Serra Gaúcha.

Agradecemos se você chegou até o final desta aventura conosco e esperamos que tenha gostado.

Viva a Serra Gaúcha. Viva Nova Petrópolis.
Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 5 =