Canela: 3 passeios para incluir no roteiro de viagem para a Serra Gaúcha

Canela: 3 passeios para incluir no roteiro de viagem para a Serra Gaúcha

Viajar para a Serra Gaúcha é como passear dentro de um sonho, seja pelo clima gostoso da região ou por todos os pontos turísticos que Canela, Gramado e Nova Petrópolis oferecem. 

Na hora de organizar o roteiro às vezes fica aquela dúvida, sobre o que não podemos deixar de conhecer em cada cidade durante essa viagem tão desejada. 

Por isso preparamos com muito carinho, este artigo que vai te ajudar a conhecer melhor algumas das atrações mais importantes da cidade de Canela, que vale a pena conhecer.

Leia também 5 passeios gratuitos em Gramado na Serra Gaúcha

Catedral de Pedra

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Canela, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes é uma catedral toda construída em pedra, no estilo gótico inglês. Seus vitrais a tornam ainda mais bela.

Dica do Viva: Faça várias fotos, de todos os ângulos e principalmente no letreiro com o nome da cidade de Canela, que está localizado em um ponto estratégico, onde a câmera consegue capturar a catedral inteira. 💛

Projetada para receber até 800 pessoas, a igreja tem uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, produzidos pela fundição Giácomo Crespi, na Itália. 

Sua construção teve início a partir de 1953, e em seu interior, destacam-se belíssimos painéis, pinturas do artista Marciano Schmitz e os quadros da Via Sacra que foram elaborados por Pablo Orono Herrera, um artista uruguaio, que é escultor e restaurador da Arte Sacra. 

A entrada na catedral é gratuita, já a Torre dos Sinos é aberta para visitação mediante pagamento de ingresso, que pode ser adquirido na bilheteria da própria igreja. O acesso é feito através de escadas, com mais ou menos 100 degraus, onde a recompensa, além do carrilhão de sinos, é a vista panorâmica da cidade. 

Na Torre há um museu de arte sacra, que conta a história da Catedral e do Cônego João Marchesi, que foi o idealizador do projeto, lá você irá encontrar objetos que remetem à história, cultura, religião e costumes do povo de Canela, durante os anos 40 a 70

Dica do Viva: a noite ela fica ainda mais linda toda iluminada com luzes coloridas, é um espetáculo que vale a pena conferir.

Endereço: Praça da Matriz, s/n, centro – Canela – Rio Grande do Sul.

Catedral de Pedra imagens
Mundo a Vapor

Gosta de parques temáticos? Então você precisa conhecer o Mundo a Vapor, que fica na principal avenida que une as cidades de Gramado e Canela

Pesquisando pontos turísticos na Serra Gaúcha, você já deve ter visto fotos da fachada do parque. O trem caindo da janela é um dos cartões postais de Canela há muitos anos. 

Mas você conhece a história por trás da fachada do Mundo a Vapor?

Pesquisamos aqui e descobrimos que a fachada, com o famoso trem caindo da janela, remonta um acidente histórico de uma locomotiva desgovernada em Paris, na França. 

O fato aconteceu em 1895, na estação de Montparnasse, quando o trem sem freios atravessou a parede e caiu de 12 metros de altura, ficando preso apenas por um de seus doze vagões. 

Dica do Viva: aproveite para fazer fotos na fachada do parque, com a locomotiva ao fundo, ela é em tamanho real e o registro vai ficar lindo no seu feed do instagram. 💛

Durante o passeio no Mundo a Vapor, além dos cenários incríveis para fotos, você vai encontrar também diversas atrações históricas, que te levam para uma viagem no tempo. 

Com muita diversão, você vai aprender sobre as máquinas a vapor na era industrial e como elas foram responsáveis por transformar a história mundial. Inclusive, uma curiosidade que já adiantamos aqui, é que dentro do parque, você vai conhecer a Menor Fábrica de Papel do Mundo.

Vale a pena conhecer essa atração, que diverte adultos e crianças com suas curiosidades sobre as maquetes e miniaturas de máquinas, além da fábrica que você vai encontrar por lá. 

Ingresso:

O valor do ingresso varia de acordo com o período, nossa dica é: consulte o site oficial para mais informações.

Horário de atendimento: Aberto de quinta a terça-feira das 9h às 17h.

Av. Don Luiz Guanella, 1247 – Carniel, Canela – RS, 95680-000

Horário de atendimento: Aberto de quinta a terça-feira das 9h às 17h.

Contato:  (54) 3699-8979 //  [email protected]

Canela - 3 passeios para incluir no roteiro de viagem

E se tratando-se de Canela – “uma paixão natural”, o que falta incluir? 

Acertou se você pensou – diversão em meio à natureza! 

Afinal, quem viaja para a Serra Gaúcha está em busca de tranquilidade, seja para descansar a mente ou somente para fugir um pouco da correria das grandes cidades, além da sensação de respirar o ar puro da Serra, que é especial.

Deveria ter um aviso nos pacotes de viagens, do tipo: Cuidado, viajar para Serra Gaúcha sempre deixa um gostinho de “quero mais”

Parque do Caracol

Parada obrigatória para os amantes do ecoturismo, o Parque do Caracol é uma reserva de proteção ambiental de 100 hectares, onde 25 deles são abertos para a visitação do público. 

Durante o passeio é comum que os turistas vejam alguns pequenos animais da fauna local, que se escondem por entre as árvores para aproveitar a natureza que o parque oferece, e alguns já estão bem acostumados com a presença dos visitantes. Alguns fazem até pose pra foto!

O parque tem seis opções de trilhas ecológicas curtas, médias e longas, com quedas d’água e paisagens naturais belíssimas, que podem ser vistas de ângulos diferentes em cada trilha. 

Dica do viva: não deixe de visitar o Observatório Ecológico, que é um mirante panorâmico com uma vista privilegiada da cascata que dá nome ao parque, Cascata do Caracol. 

A área para visitação é imensa e você pode reservar meio-dia para conhecer todo o lugar, há opções de restaurantes e lanchonetes dentro do parque, o que facilita muito, já que não está localizado tão próximo ao centro. 

Para as crianças, a Estação Sonho Vivo é uma atração imperdível, que também pode ser muito divertida para adultos que curtem um passeio de trenzinho. 

Já a Escada da Perna Bamba é mais indicada para os que gostam de aventura, pois são 730 degraus, digamos que seja o equivalente a um prédio de 44 andares, que leva até a base da Cascata do Caracol. 

A vista é encantadora, mas é preciso cautela, pois a subida de volta pode ser bem cansativa para quem não tem bom condicionamento físico. Mas são disponibilizados bancos durante o percurso, que podem ser muito úteis.

É uma “baita” aventura, que te presenteia com uma paisagem de tirar o fôlego. 

Já para quem gosta de apreciar a natureza sem muito esforço físico,  o Parque do Caracol oferece ainda o mirante da Cascata, que possui fácil acesso e também tem uma vista muito bonita de toda queda d’água. 

Seja qual for o seu nível aventureiro, se você curte a natureza, não pode deixar de conhecer o Parque do Caracol em Canela

Rodovia RS 466, km 0, s/n – Caracol, Canela – RS, 95680-000

Horário de atendimento: Todos os dias, das 9h às 17h30min 

Telefone : (54) 3282-5198

E-mail: [email protected]

Canela - 3 passeios para incluir no roteiro de viagem

Quando visitar alguma das indicações do Viva, fotografe muito e mencione @vivanovapetropolis no Instagram.

Viva! ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 13 =