Praça das Flores em Nova Petrópolis: Cores e perfumes o ano todo

Praça das Flores em Nova Petrópolis: Cores e perfumes o ano todo

É muito fácil se imaginar na Serra Gaúcha, mas a verdade é que a parte mais importante para aproveitar muito bem a sua viagem ou passeio por aqui, é fazer um roteiro de acordo com os dias que pretende ficar.

Aqui no portal Viva Nova Petrópolis,  nós temos dicas e até roteiros completos com o melhor de Nova Petrópolis e de toda a Serra.

A começar pelos pórticos, onde cada uma das cidades da região tem um mais lindo que o outro. O de Nova Petrópolis é uma torre medieval, com fácil acesso, que você pode anotar no seu roteiro.

Leia também: Pórtico de Nova Petrópolis e Torre Medieval, construções que encantam

Mas hoje, o que vamos falar por aqui, é sobre a Praça das Flores, um dos pontos turísticos que deu à Nova Petrópolis o título de Jardim da Serra Gaúcha.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Praça das Flores no Jardim da Serra Gaúcha
  • Os monumentos e atrações da Praça das Flores
  • Festival Internacional do Folclore – a união da diversidade
Praça-Das-Flores-No-Jardim-Da-Serra-Gaúcha

A Praça da República, que fica localizada no centro da cidade, é carinhosamente chamada de Praça das Flores. O motivo são as lindas e perfumadas flores que embelezam os canteiros durante o ano todo, em todas as estações.

Coladinha ao Labirinto Verde e à Rua Coberta de Nova Petrópolis, é aqui onde acontecem os grandes eventos da cidade e até alguns de toda a Região das Hortênsias. 

Na Praça das Flores é possível encontrar também o Passeio de Jardineira, imperdível para quem deseja conhecer a história da cidade e mais detalhes das atrações, restaurantes e até curiosidades. 

E olha que história e curiosidades não faltam por aqui, afinal Nova Petrópolis é uma cidade colonizada por imigrantes alemães, que cultivam seus costumes através da língua, danças e músicas típicas, gastronomia e a arquitetura muito preservada.

Na praça, além dos monumentos e atrações, é um local para apreciar a beleza e os costumes da cidade. Afinal é aqui o lugar preferido para trazer uma cadeira e um bom chimarrão para aproveitar a manhã ou os finais de tarde, especialmente em dias de sol.

Praça-Das-Flores-No-Jardim-Da-Serra-Gaúcha
Os-Monumentos-e-Atrações-Da-Praça-Das-Flores

Ao caminhar pelos arredores da praça mais florida da Serra Gaúcha, temos certeza que irá se encantar. E para curtir mais o momento, é legal aproveitar para tirar fotos em meio à delicadeza dos ornamentos feitos especialmente para te proporcionar registros incríveis. 

O que queremos que você saiba também, é que a Praça das Flores é um destino cheio de história, que vale a pena conhecer através de seus monumentos, além de algumas de suas atrações.

  • Portal da Imigração Alemã – Inaugurado em 1992, ele se encontra às margens da Avenida XV de Novembro. Sua construção foi realizada com o intuito de homenagear os imigrantes que colonizaram e batalharam pela emancipação da cidade;
  • Labirinto Verde – Inaugurado em 1989, foi ideia de Hans Hesse, um morador de origem alemã, que oferece diversão para pessoas de todas as idades;
  • Casa do Artesão – Uma loja que traz itens produzidos de forma manual por artesãos do município e onde é possível encontrar inúmeras opções de lembrancinhas, panos de prato, imãs de geladeira e camisetas. Todos confeccionados com muito amor e carinho, para você não deixar de levar um pedacinho da cultura local;
  • Monumento do Cooperativismo – Formado por sete pessoas carregando uma pedra, ele traz consigo a homenagem à Capital Nacional do Cooperativismo e o centenário da primeira Cooperativa de Crédito do Brasil e tem como essência os ideais cooperativistas, que são: trabalho, união, força e cooperação.
  • FolkloreBaum Árvore inspirada nas tradições vindas da Alemanha que faz homenagem a diferentes aspectos que são preservados pelos moradores do município.  Uma comunidade que celebra o folclore no dia a dia e cultiva a diversidade.
  • Weihnachtspyramide – Pirâmide natalina de 12 metros de altura, inaugurada em 2017, que traz uma forte tradição alemã à Praça das Flores. Durante o ano ela é decorada conforme a estação e os eventos que acontecem na Rua Coberta, mas no final do ano, no mês de dezembro, ela recebe a sua decoração natalina, que conta com um encantador presépio e pinheiros em seu interior.
Os-Monumentos-e-Atrações-Da-Praça-Das-Flores
Festival-Internacional-do-Folclore-a-união-da-diversidade

Não podemos deixar de mencionar, que a encantadora Praça das Flores de Nova Petrópolis recebe vários eventos ao longo do ano, sendo um de seus eventos mais prestigiados o “Festival Internacional do Folclore – a diversidade é o que nos une”.

Entre os meses de julho e agosto de todos os anos, a festividade traz não somente apresentações com tradições e cultura de antepassados locais, mas também de vários países. E grupos vindos de todas as partes fazem belíssimas apresentações.

Durante a pandemia o evento precisou ser suspenso, mas esperamos que em breve ele volte, pois são momentos marcantes que encantam visitantes e moradores da região.

A ocasião também inclui vários estandes de vendas com produtos típicos de cada localidade convidada a participar do festival.

Festival-Internacional-do-Folclore-a-união-da-diversidade
localização

Aberta diariamente ao público

E aí, ficou com vontade de conhecer a Praça das Flores?

Venha viver essa experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + doze =