Pinhal Alto: O coração germânico de Nova Petrópolis

Pinhal Alto: O coração germânico de Nova Petrópolis

Que Nova Petrópolis é uma cidade de tradição germânica muito forte a gente já sabe, mas de quem ela puxou essa enorme preservação da cultura?

O Pinhal Alto, situado a 15 km do centro da cidade, é uma localidade interiorana com cerca de três mil habitantes dos quais 90% têm origem alemã e o seu dialeto como segunda língua. Lá existe uma enorme manifestação cultural, preservando danças típicas, culinária e arquitetura dos antepassados, mesmo estando em sua quinta geração nascida no Brasil.

Neste artigo você vai ler sobre:

1- História do Pinhal Alto

2- Atrações do Pinhal Alto

3- Kerb im Tannenwald

4- Pousada Pinhal Alto

História do Pinhal Alto

O Pinhal Alto foi o local de chegada dos imigrantes em Nova Petrópolis, em 1858, grande parte deles vindos da Alemanha e de países já extintos, mas em geral Boêmios.

Lá os colonos se deparam com as enormes florestas de araucárias resolveram nomear o local de “Tannenwald”, em português “Mata de Pinheiros”, que posteriormente foi alterado para Pinhal Alto. O primeiro nome da localidade hoje é utilizado para a  festa anual que celebra a cultura germânica trazida pelos imigrantes.

Atrações do Pinhal Alto

Ao longo de toda localidade há muitas áreas naturais, como lagos, morros e muito verde. Além disso, ainda há várias trilhas, uma delas a que leva para o Arroio Macaquinho, onde existe um rio e logo abaixo uma cachoeira. É o passeio perfeito para quem quer se conectar com a natureza e tomar banho sem interrupções urbanas. O acesso é possível apenas em veículos 4×4. 

Ao longo da localidade há estradas rurais que conduzem a lugares pitorescos, com paisagens maravilhosas, como Nove Colônias, Feliz Lembrança, São Jacó, Santa Inês e Nova Harmonia.

Atrações do Pinhal Alto
Kerb im Tannenwald

Com 16 edições realizadas, o Kerb Im Tannenwald, celebra e promulga anualmente o legado germânico trazido pelos imigrantes em 1854. Ocorre no Pinhal Alto no mês de setembro e sua programação se estende por cerca de uma semana.

Contemplando histórias do legado do povo, conta com a tradicional caminhada Pré-Kerb, jogos germânicos, artesanato, desfile do carro de chopp, cultura e gastronomia típica e uma missa em homenagem a padroeira da comunidade, além de degustação de chopp, linguiça e cuca.

O evento é organizado por voluntários da comunidade com o apoio da Sicredi Pioneira RS, os moradores entram tanto no clima que é até desenvolvida uma competição de decoração de casas dentro do tema e foi produzida uma música especialmente para o evento por uma banda local.

Kerb im Tannenwald
Pousada Pinhal Alto

A Pousada Pinhal Alto foi criada por um casal de jornalistas aposentados que saiu de São Paulo para realizar um sonho: não parar de trabalhar, ter qualidade de vida e exercer uma atividade que traga satisfação a eles e aos outros. Eles mesmos recebem os hóspedes, cozinham e ficam à disposição para contar histórias do lugar e sugerir passeios pela região.

O local é um recanto privilegiado, possui 3 confortáveis chalés independentes, com vista para a natureza, equipados com varanda, lareira, ofurô, entre outros. Na área externa há piscina com aquecimento solar, casinha no meio do lago para meditação e massagem, quiosque com churrasqueira, bicicletas a disposição e ainda um pequeno museu com objetos e livros do século XIX. Um dos chalés ainda é adaptado para cadeirantes.

O café da manhã, incluído na diária, é típico da colônia alemã, também é servido jantar, escolhido em cardápio e combinado com antecedência. As refeições podem ser acompanhadas de bons vinhos e espumantes e fondues de queijo e chocolate podem ser servidos no salão, no quiosque ou nos chalés. Ainda é oferecido um pacote para as comemorações românticas.

Pousada Pinhal Alto

Rua Vicente Prieto, 885- Pinhal Alto

Nova Petrópolis/RS

(54) 3294-4407

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − oito =