Caminhos Germânicos: Uma conexão com a natureza no interior de Nova Petrópolis
Tá afim de um roteiro diferente? Que tal conhecer o interior de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha?
O roteiro Caminhos Germânicos passa por diversos locais que reunem muita história, arte, gastronomia e passeios em meio à natureza. Aqui falaremos dos 7 principais pontos da rota, que está localizada entre Nova Petrópolis e Gramado, nas localidades de Linha Brasil e Nove Colônias. Pronto para viver esta experiência?
Neste artigo você vai ler sobre:
Caminhos Germânicos em Nova Petrópolis
1- Casa de Pedra
2 – Esculturas Pedras do Silêncio
3 – Galeria de Arte Casa Amarela
4 – Moinho e Serraria Hillebrand
5 – Morro Malakoff
6 – Mukli Alfajores
7 – Museu de Família Alberto Hillebrand
A Casa de Pedra é um antigo armazém, onde antigamente eram celebrados casamentos, bailes e festas. Localizada em Nove Colônias, fica no interior de Nova Petrópolis, em meio a uma belíssima paisagem.
Um parque criado para contar a história da imigração germânica, através da expressão de arte, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio te leva a uma experiência única através de um caminho em meio a natureza. Prepare-se para descobrir detalhes sobre a cultura e história deste povo.
Para saber mais sobre Esculturas Parque Pedras do Silêncio, leia o artigo completo clicando aqui.
Rua Emílio Dinnebier Filho, 560 – Zona Rural, Nova Petrópolis – RS, 95150-000
A Galeria de Arte Casa Amarela fica em uma antiga residência de 1940, num conjunto de três casas enxaimel com datas de 1860, 1875 e 1880. Aqui você encontra exposições dos trabalhos de artistas da região da Serra Gaúcha, além de oferecer obras de arte em tela, cerâmica, bico de pena, desenhos a lápis, aquarelas e esculturas de parede.
RS-235, 13 – Dos Boêmios, Nova Petrópolis – RS, 95150-000
Na propriedade de Cláudio e Marina Hillebrand, na Volta Redonda, que faz a divisa entre Linha Imperial e Linha Brasil, você será recebido com música, onde a família veste belos trajes típicos e irão te explicar como funcionava o Moinho e a Serraria antigamente.
No Moinho, que funcionou de 1878 a 1977, você vai aprender como se fazia farinha de milho, trigo e centeio, além de como descascar arroz, painço e cevada, além do óleo de amendoim e de semente de abóbora, utilizados nos lampiões antigos para iluminação das casas.
Século XIX, período da colonização alemã, em Nova Petrópolis. Alguns dos imigrantes conheciam a Fortaleza chamada Malakoff, que ficava na região de Sebastopol e quando chegaram aqui, associaram o monte com a fortificação, e deram o nome de Malakoff para a montanha.
Conheça as florestas de araucárias, que vão te conduzir por estradas onde a simplicidade das construções rurais contrasta com a imponência do Morro Malakoff, que possui mais de 100 metros de altura, em pedra basalto.
A Mukli Alfajores é uma empresa familiar, de origem uruguaia, que produz alfajores com o sabor único do Doce de Leite Uruguaio, junto com o chocolate da Serra Gaúcha e massa caseira. Delícia né?
De estrebaria antiga para um museu. Assim é o atrativo da propriedade de Adélia e Ovídio Hillebrand, um museu da família boêmia, que conta a trajetória dos imigrantes desde a chegada ao Brasil. Após a restauração da antiga estrebaria, foi criado um museu simples, para os objetos antigos,móveis, documentos e utensílios históricos que foram resgatados ao longo dos tempos.
Conheça as construções medievais e monumentos históricos em Nova Petrópolis. Clique aqui.