Pórticos da Serra Gaúcha: amor à primeira visita

Pórticos da Serra Gaúcha: amor à primeira visita
[podcast_subscribe id="5769"]

A Serra gaúcha nos proporciona experiências inimagináveis com suas paisagens, gastronomia e pontos turísticos. Cada cidade propõe aos seus visitantes uma amostra de como é viver naquele lugar e transmitir um pouquinho da sua história, mas o que poucos sabem, é que toda essa memória começa no pórtico da cidade. Estes por sua vez, são  monumentos característicos que fazem parte da região, permitindo além de belíssimas fotos, um pequeno “spoiler” sobre a cidade. Vem com a gente nessa busca!

Leia também: Turismo na Serra Gaúcha: Um dos destinos mais desejados do Brasil

Pórtico de Ivoti

Este pórtico no estilo enxaimel, com seu enorme relógio e o cuco da rosa dos ventos, objeto característico das casas alemãs, chama a atenção de quem passa pela sua frente. Nas margens da BR 116, possui um acostamento amplo em sua lateral com um belíssimo monumento que enfatiza a co-irmandade com a cidade de Rottenbuch na Alemanha.

portico-ivoti-dktp

Pórtico de Nova Petrópolis

Se você estiver andando no sentido Gramado – Nova Petrópolis com toda certeza cruzará com essa belíssima estrutura. O pórtico da cidade possui uma estrutura alta no estilo enxaimel ligada com uma ponte até o outro lado da rodovia, em uma torre medieval, símbolos da colonização da cidade. Ao lado existe uma estrada pequena que permite o visitante entrar no pórtico e caminhar pela passarela até o outro lado e até mesmo visitar o letreiro da cidade. Uma dica de ouro é ir no pôr do sol, pois a vista é magnífica!

portal-portico-np

Pórticos de Gramado

Já na cidade de Gramado você poderá visitar dois pórticos: um no caminho de Nova Petrópolis no estilo bávaro e outro no caminho de Taquara, demonstrando as raízes alemãs. Apesar de ambas arquiteturas serem provenientes da Alemanha, cada um retrata uma parte da imigração da cidade, sendo complementados com os canteiros repletos de flores nos seus entornos.

portico-de-gramado-dskt

Pórtico de Bento Gonçalves

Essa belíssima construção já passou por poucas e boas viu?! Edificada originalmente em madeira no ano de 1975, com seus 17 metros de altura,  foi destruída por um vendaval, tendo que ser reestruturada para concreto em 1985.  É sem dúvida o pórtico mais representativo da Serra Gaúcha, estando localizado na entrada da cidade para quem vem de Garibaldi. Seu formato de pipa remete aos barris de madeira utilizados para a armazenagem do vinho, bebida esta que trouxe o título de “Capital Brasileira da Uva e Vinho” para Bento.

Conheça mais sobre a região do vinho: Maria Fumaça: Uma experiência inesquecível pelo Vale dos Vinhedos

pipa-portico-bento-goncalves

E você, conhece todos os pórticos? Se ainda não, coloca um lembrete na agenda para visitar a Serra Gaúcha e conhecer os seus encantos!

Viva Nova Petrópolis! 💚

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =